Uma instituição escolar de qualidade tem como base o desenvolvimento do seu aluno, de modo que, qualquer criança, independente de qual seja a sua necessidade educacional especial, possa atingir um nível básico de sucesso, no âmbito do currículo normal. A inclusão social é uma necessidade de evolução, um desafio que implica mudar a escola como um todo. ">

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Epilepsia não é contagiosa, mas as atitudes são!

Todos nós reagimos ao que é ou parece ser diferente.

O diferente pode nos levar à curiosidade, mas também pode nos afastar.

Facto é que, quando o diferente passa a ser conhecido, há grande possibilidade da repulsa encerrar.

Num primeiro contacto com o diferente ou estranho podemos até considerar normal uma atitude repulsiva.

Um exemplo é um bébé que, no primeiro contacto com alguém que não seja próximo, chore ou recuse ser carregado pelo estranho.

Também é verdade que, com a freqüência do contacto, o bébé perca o “medo” e aquele que era estranho ou diferente, passe a ser seu mais novo amigo.

O problema surge quando a repulsa persiste, mesmo depois da pessoa obter informações ou ter mais contacto com o que julga diferente.

Aqui estamos no campo da sobreposição dos pré-conceitos. Isso acontece diariamente na nossa sociedade e no nosso quotidiano, em que muitos (e muitos mesmo), embora reconheçam publicamente que todos somos iguais independentemente do género, opção sexual, religião, cor da pele e origem social, continuam discriminando, construindo e reproduzindo representações sociais carregadas de estigmas e estereótipos.Isso é o que acontece com as pessoas portadoras de epilepsia.

Diferentemente das mulheres ou negros, que carregam no corpo a diferença, as pessoas portadoras de epilepsia não são identificadas pela aparência.

Somente nas crises de epilepsia são percebidos. De modo geral, acredito na falta de informação que muitos ainda têm sobre a epilepsia e suas crises.

A desinformação é maligna e faz com que esses acreditem que a convulsão gerada pela crise epilética seja em decorrência ou de uma abstinência de entorpecente ou da presença “diabo” no corpo.

Não podemos aceitar a atitude daqueles, informados de que a epilepsia não afecta em nada a capacidade intelectual, moral, profissional, etc. continuem a discriminar.

Esse tipo de comportamento não só cria barreiras sociais, mas nos inferiorizam e nos desqualificam socialmente.Além de não aceitar esse tipo de comportamento, devemos combater tais atitudes.

Nenhum comentário: